Pesquisa Ibope realizada no Paraná, no período compreendido entre 7 e 12 de setembro, aponta que o governador Roberto Requião (PMDB) teria 33% dos votos dos paranaenses para o Palácio Iguaçu no ano que vem, contra 31% do senador tucano Alvaro Dias. O senador Osmar Dias (PDT) foi citado por 14% dos entrevistados, e Rubens Bueno (PPS), por 8%. Os brancos e nulos perfazem 8%, e não opinaram 7%. O quadro muda quando o nome de Osmar fica fora da disputa: Alvaro passa à frente, com 39%, Requião fica com 35% dos votos e Rubens Bueno com 10%. O quadro incluindo Osmar e Requião com o apoio do PT, também aponta números diferentes: Alvaro fica com 34% dos votos; Osmar com 13%; Requião cai para 31% e Rubens Bueno permanece com 8%.
Na eventualidade de um segundo turno entre Alvaro e Requião, o tucano leva a melhor, com 46% dos votos contra 40% do peemedebista.
O Ibope tambem apurou a intenção de votos para a Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a preferência de 23% dos eleitores consultados, perdendo para o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), o favorito de 37% dos eleitores. O ex-governador Anthony Garotinho foi citado por 8% dos entrevistados, o prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (PFL) por 1%, e a senadora Heloísa Helena (PSOL), por 4%. Brancos e nulos somaram 16%, e 10% não opinaram. O governo Lula foi classificado como ótimo por 4% dos entrevistados; bom, por 23%, regular por 37%, ruim por 11% e péssimo por 23%. A administração petista é aprovada por 44% dos paranaenses e desaprovada por 50%. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais.
Variações
Quando o Ibope substitui Serra pelo governador paulista Geraldo Alckmin (9%) na disputa presidencial, Lula passa à frente, com 27%, e Garotinho sobe para 15%. O resultado pouco se altera quando a simulação inclui o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: Lula fica com 28%, FHC, com 15% e Garotinho com 14%.