O deputado estadual Waldyr Pugliesi será reconduzido à presidência estadual do PMDB, na convenção que está marcada para a próxima segunda-feira, 14. A composição da executiva terá poucas mudanças.

continua após a publicidade

O deputado federal Rodrigo Rocha Loures será substituído na vice-presidência do partido pelo deputado estadual Alexandre Curi e o diretor financeiro da Sanepar, Hudson Callefi, assume a tesouraria do partido.

Os deputados Luiz Claudio Romanelli e Nereu Moura permanecem na 1ª . e 2ª. vice-presidência do partido, respectivamente. O cargo de secretário geral do partido também continuará sendo exercido por João Arruda, sobrinho do governador Roberto Requião (PMDB).

De acordo com Alexandre Curi, a saída de Rocha Loures da Executiva se deve apenas a um pequeno reordenamento interno. Ele negou que haja relação entre a substituição do deputado federal e a recusa de Rocha Loures em compor a executiva municipal do partido, em protesto contra a recondução de Doático Santos ao comando do PMDB de Curitiba.

continua após a publicidade

Missão

A tarefa de Pugliesi no comando do partido será unificar as posições internas sobre as eleições do próximo ano. A candidatura própria do vice-governador Orlando Pessuti ao governo encontra a resistência do grupo que trabalha pela aliança com o PSDB, mais especificamente em defesa do apoio ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB).

continua após a publicidade

Outra ala prefere um acordo com o senador Álvaro Dias. Enquanto isso, Pessuti tenta o apoio do PT para o seu projeto. Permeando a discussão, está o temor dos atuais deputados peemedebistas de não alcançarem a reeleição.

Muitos acham que somente um acordo com o PSDB, que garantisse também a coligação na disputa para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, poderia assegurar um bom resultado eleitoral.

A convenção será realizada no restaurante Dom Antonio, no bairro Santa Felicidade, entre as 14 horas e 17 horas. Elegem o novo comando do PMDB do Paraná os atuais membros do Diretório Estadual, representantes do partido no Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e delegados indicados pelos municípios.

Na convenção serão eleitos 71 membros titulares e 23 suplentes do Diretório Estadual, sete titulares e sete suplentes da Comissão Estadual de Ética e Disciplina e 48 delegados e suplentes à Convenção Nacional.