Ficou marcada para as 20h40 deste domingo, 8, a veiculação do pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e televisão. O mote do discurso será o Dia Internacional da Mulher, mas a presidente também deve falar sobre um pacote anticorrupção.
Em seu primeiro pronunciamento no segundo mandato — e 21º em quatro anos e três meses de governo —, a presidente fará uma forte defesa do governo. O discurso foi moldado pelo marqueteiro João Santana, que quer aproveitar o palanque eletrônico para enviar recados à população e resgatar a popularidade de Dilma.
Pouquíssimos assessores acompanharam a gravação do pronunciamento, na quinta-feira, 5, em uma estratégia para evitar vazamentos.
Discurso
No pronunciamento, a presidente vai exaltar as políticas sociais dirigidas para o público feminino, como a implantação da Casa da Mulher Brasileira, espaço que reúne os principais serviços para o atendimento integral de vítimas de violência, como delegacias especializadas, defensorias e promotorias.
A presidente deve aproveitar o discurso em rede nacional para defender um pacote anticorrupção e sair em defesa do ajuste fiscal elaborado pela equipe econômica, justificando a importância das medidas para a população e enfatizando que o Brasil tem fundamentos econômicos sólidos no enfrentamento da crise.