A campanha eleitoral à presidência da República se desloca para o Paraná amanhã, quinta-feira. Além da candidata a presidente do PT, Dilma Rousseff, que confirmou a vinda a Curitiba e região, a direção estadual do PSDB anunciou ontem a vinda do candidato tucano José Serra a Maringá e Ponta Grossa. Esta é a sexta visita de Serra e a quarta da petista ao Paraná nesta campanha eleitoral. O Estado é o sexto maior colégio eleitoral do País.
Serra vem tentar consolidar a vantagem que obteve no primeiro turno, quando venceu a eleição por 5% dos votos. Dilma estará em Curitiba, onde sua votação alcançou 26,82% do total. Na pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada ontem, Serra está em vantagem na região Sul, onde tem 50% contra 41% da petista.
Serra fará campanha ao lado do governador eleito, Beto Richa (PSDB). Pela manhã, em Maringá, Beto e Serra participam de uma carreata e, às 11h, no parque de Exposições, reúnem-se com prefeitos e lideranças da região. À tarde, às 15h, Serra e Beto participam de uma carreata pelo centro de Ponta Grossa. Na semana passada, Serra esteve em Londrina com Beto Richa, onde participou de uma carreata, caminhou pelo calçadão e se encontrou com lideranças regionais.
O presidente do PT-PR e coordenador da campanha de Dilma no Paraná, deputado Enio Verri (PT), informou que a candidata chega às 9h30 no Aeroporto Afonso Pena, e vem para o centro de Curitiba, onde às 10h participará de uma passeata na Rua XV de Novembro (com concentração na Praça Santos Andrade em frente a UFPR) e às 11h estará em Pinhais, onde participará de uma carreada pela cidade. “De Pinhais, Dilma Rousseff segue de volta ao aeroporto Afonso Penna e segue viagem para cumprir sua agenda de campanha”, informa.
A agenda inicial previa visita a São José dos Pinhais, mas foi alterada na última hora. Na praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR, Dilma receberá um manifesto de apoio assinado por professores de várias instituições de ensino superior do Estado. A candidata terá a companhia dos senadores eleitos Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (‘PMDB) além de deputados federais e estaduais.
Acusado de omissão no primeiro turno, o governador eleito tucano declarou que está “de corpo e alma” na campanha de José Serra. “Vou ajudar no que for preciso, dentro de minha humilde contribuição. Prefeitos, vereadores, deputados que nem estavam na minha campanha ao governo do Estado já me procuraram porque querem se engajar na campanha do Serra”, afirmou Beto que hoje se reúne com prefeitos do Sudoeste e do Oeste do Paraná. Na viagem, Beto também terá compromissos de apoio a José Serra presidente. Beto participará de encontros em Pato Branco e Cascavel com lideranças de 110 cidades das Associações de Municípios do Sudoeste, do Oeste e do Cantuquiriguaçú.