Dilma reduz distância para Serra no Paraná

Além da vantagem de sete pontos percentuais de Beto Richa (PSDB) para Osmar Dias (PDT), que é considerada empate técnico já que a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, a pesquisa Band/Vox Populi, divulgada terça-feira à noite tem mais revelações para serem estudadas pelos pré-candidatos. A íntegra da pesquisa, disponibilizada ontem, mostra, por exemplo, que a diferença entre os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na preferência do eleitorado paranaense, caiu quase pela metade, na comparação de janeiro para maio deste ano.

Wilson Dias/ABr
Serra: pequena oscilação.

Num cenário só com Serra, Dilma e Marina Silva (PV), Serra baixou de 48% para 46% (oscilação dentro da margem de erro), mas Dilma subiu nove pontos, de 25% para 34%. Marina pouco oscilou, subindo de 7% para 8%. Para os pré-candidatos que ainda não definiram com qual candidato à presidência da República estarão aliados, essa subida de Dilma pode influenciar. Assim como outra pergunta da pesquisa: questionados se votariam no candidato ao governo apoiado pelo presidente Lula, 12% dos entrevistados disseram que sim, outros 40% responderam que votariam dependendo do nome e 13% disseram que não votariam.

Wilson Dias/ABr
Marina: continua na mesma.

A avaliação do governo Lula também subiu. Setenta e cinco por cento dos entrevistados classificaram o governo como ótimo ou bom (em janeiro esse índice foi de 71%), enquanto 7% disseram consideram a administração do presidente Lula ruim ou péssima. O Vox Populi também avaliou a rejeição dos pré-candidatos ao governo do Estado. O governador Orlando Pessuti (PMDB) é o que tem maior índice de rejeição, 15%. Beto Richa tem 12%, enquanto Osmar Dias e Rubens Bueno (PPS) têm 11% de rejeição.

O instituto perguntou, também sobre a afinidade partidária dos eleitores. Apesar de 79% dos eleitores não terem referência partidária (índice semelhante aos 82% que não costumam conversar sobre política), 9% disseram ter preferência pelo PT, 6%, pelo PMDB: 4%, pelo PSDB; 1%, pelo PDT e 1%, pelo PV. A pesquisa Vox Populi foi encomendada pela Rede Bandeirantes de Televisão. O Instituto ouviu 700 pessoas entre os dias 8 e 12 deste mês. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1132/2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna