O comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência prepara estratégia para desconstruir o discurso de bom gestor do adversário do PSDB, José Serra. A ideia é explorar a velha tática do medo de mudança e apontar “pontos fracos” do tucano como ministro da Saúde e do Planejamento, governador e prefeito de São Paulo. Os programas sociais desenvolvidos pelo tucano estão na mira do PT, que pretende enlamear sua fama de administrador eficiente.
Em reuniões realizadas ao longo da semana, a equipe de Dilma chegou à conclusão de que o melhor momento para pôr em prática a estratégia será no debate da TV Bandeirantes, em 5 de agosto. Ex-ministra da Casa Civil, Dilma vai jogar os holofotes sobre o Bolsa-Família e a segurança pública. Na avaliação do comitê petista, os programas sociais representam para Serra, na atual disputa, o mesmo problema que as privatizações representaram para o então candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) – hoje postulante ao governo paulista – na eleição de 2006.
“Eu acho impossível Serra dobrar o Bolsa-Família”, afirmou Dilma, numa referência à promessa do rival. “Aliás, no período em que ele foi governador, o programa Renda Cidadã diminuiu.” A candidata do PT tem números na ponta da língua para atacar Serra e repete como mantra que “quando o PSDB pôde mais, fez menos”. “Serra promete o que ele não fez e vamos apresentar esse contraponto na campanha”, insistiu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.