Na sua primeira visita a Pernambuco depois de eleita presidente da República, Dilma Rousseff vai prestigiar “o maior São João do mundo” amanhã, em Caruaru, a 130 quilômetros do Recife, no agreste.
Ela deve chegar às 19 horas, com retorno previsto para as 2 horas da madrugada da quinta-feira. Na agenda, jantar com o governador Eduardo Campos (PSB) e políticos na casa do prefeito José Queiroz (PDT) e assistir, de um camarote, a shows de forró no Pátio de Eventos da cidade.
Caruaru vive o São João desde o dia quatro e os festejos só se encerram no dia 29. A viagem da presidente estava marcada inicialmente para quinta-feira, véspera do São João e auge da festa. A antecipação foi confirmada no final da manhã de hoje
Dilma esteve na cidade – conhecida como a Capital do Forró – pela primeira vez em 2009, como ministra da Casa Civil, acompanhando o presidente Lula. Na ocasião, recebeu um presente da artesã Marliete Rodrigues da Silva, filha do mamulengueiro Zé Caboclo.
Marliete faz miniaturas em barro e integra a vasta comunidade de artesãos do Alto do Moura, considerado o maior centro de artes figurativas da América Latina – título concedido pela Unesco. Antes do jantar de amanhã, Dilma deve fazer uma visita ao ateliê da artesã.
O Alto do Moura fica a oito quilômetros do centro de Caruaru e teve como seu principal morador e inspirador o Mestre Vitalino, que desde criança brincava modelando animais com as sobras do barro usado pela mãe para fazer panelas. Adulto, Mestre Vitalino expandiu o universo de criança para registrar cenas do cotidiano, da gente e dos costumes do interior. Ele morreu em 1963, deixando muitos seguidores.