A presidente Dilma Rousseff despacha em seu gabinete presidencial neste momento. Segundo assessores, a presidente está sozinha. Interlocutores afirmam, entretanto, que Dilma deve ter encontros com os ministros palacianos Jaques Wagner (Gabinete Pessoal); Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social).
Além disso, é possível que Dilma receba outros ministros que participaram da reunião de hoje cedo comandada por Wagner. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, por exemplo, ainda está no Planalto e estava reunida com membros da área jurídica da Casa Civil.
No Planalto, o clima é de “espera” pela decisão do Senado, que deve afastar a presidente Dilma Rousseff, e de resignação. Em algumas salas é possível ver funcionários encaixotando coisas e falando em tom de despedida.
Dilma gravou mais cedo um vídeo com um posicionamento sobre a decisão do Senado, porém, ainda não há definição do formato que ele será transmitido. Além disso, ainda está sendo estudado se Dilma fará uma declaração à imprensa e se ela acontecerá ainda hoje ou após a notificação do Senado que deve ser entregue só amanhã.
Entre os que estão definindo as estratégias do formato de declaração da presidente estão os ministros Edinho e também o Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo. A exemplo do que aconteceu recentemente, Cardozo pondera que é preciso se resguardar de possíveis questionamentos jurídicos caso Dilma opte por um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.