Dilma destaca conquistas dela e legado de Lula

A presidente Dilma Rousseff destacou nesta quarta-feira, 20, conquistas do seu governo e o legado de seu antecessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília. “Nós conquistamos muitas coisas, mas não é o suficiente. Temos de avançar e fazer mais”, discursou a presidente. A presidente afirmou ainda que o Brasil de hoje “é diferente” daquele de 2003, quando Lula chegou à Presidência. Ela disse que, neste período, 36 milhões de brasileiros foram retirados da pobreza e 15 milhões “saíram da escuridão”.

“(São pessoas que) apagaram as velas e os candeeiros, por conta do (programa) Luz para Todos.” A presidente também destacou que, durante o governo do PT, o Brasil pagou a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e acumula hoje uma “quantidade grande de reservas”. “Foi nesse período que nós transformamos a política brasileira, econômica e social”, afirmou. “E transformamos toda a política de governo em algo voltado para o crescimento das pessoas”. Ainda segundo a presidente, o governo não pode fazer “política para as coisas”. Para ela, o olhar tem que ser direcionado para as pessoas.

Em seguida, a presidente listou avanços na superação de desigualdades, como a aprovação da lei de cotas para as universidades públicas. Ela também citou a aprovação do projeto que destinou os royalties do petróleo para a saúde e para a educação, “para melhorar a educação nas creches, para garantir escola em tempo integral e o acesso ao ensino técnico e nas universidades”, disse. Ela disse ainda que seu governo “colocou R$ 30 bilhões para cuidar do semiárido nesta seca”. “No passado não se investia no Nordeste neste País”, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna