A postos para iniciar os preparativos para a eleição de 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, começa a se movimentar para ganhar espaço dentro de seu próprio partido, em especial no grupo de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sigla. Favorita do presidente para sucedê-lo no Palácio do Planalto, Dilma será a estrela da cerimônia de abertura de um seminário organizado pela corrente Construindo um Novo Brasil.
Mas ela própria não integra o grupo, que tem entre seus principais expoentes nomes como o ex-titular da Casa Civil José Dirceu, além do próprio Lula. O seminário será aberto no noite desta sexta-feira (5), num hotel em São Roque, no interior paulista, e segue até domingo. Dilma falará ao lado de petistas como o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
No mesmo evento, estão previstas exposições de outros integrantes do governo, como o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, visto como um dos nomes para assumir a presidência nacional do PT no final do ano que vem, quando haverá nova eleição interna na sigla. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.