A presidente Dilma Rousseff já está no Palácio do Planalto, à espera do presidente dos EUA, Barak Obama. Dilma chegou às 9h30, meia hora antes do horário previsto para o início da visita oficial do presidente norte-americano ao País.
A movimentação no Planalto é grande desde cedo. O Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) já está se postando para recepcionar Obama, que deve chegar ao planalto às 10 horas.
Assim que chegar à frente do Planalto, o presidente norte-americano vai passar em revista as tropas. Enquanto isso, Dilma estará esperando no topo da rampa, para recepcioná-lo. A previsão é de que Obama suba a rampa sozinho.
Em seguida, os dois se postam para a foto do cumprimento oficial e seguem para o salão oeste, onde vão passear rapidamente pela exposição mulheres artistas brasileiras – uma exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
A primeira dama Michelle Obama e as duas filhas do casal chegarão por uma porta lateral e se juntarão a Obama no momento da exposição.
Depois, Obama e Dilma participam de uma reunião privada, seguida de um encontro ampliado, com assessores especiais (secretários e ministros) dos dois governos. Por volta das 12 horas, os dois dão uma declaração conjunta à imprensa, encerrando a programação no Planalto.
A bandeira americana é hasteada ao lado da brasileira, outra simbologia que sempre ocorre quando o Brasil recebe visitantes estrangeiros.