O coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal, Marcelo Lettieri Siqueira, foi exonerado do cargo. A portaria de demissão está publicada no Diário Oficial da União de hoje. Também foram exonerados o superintendente da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, Altamir Dias de Sousa; o superintendente da 6ª Região Fiscal, Eugênio Celso Gonçalves; e o da 10ª Região Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos.
Os quatro estão entre os 12 que assinaram carta enviada ontem ao secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, na qual se declararam impossibilitados de continuar participando da atual administração do órgão. No texto, eles alegam que, diante dos últimos acontecimentos envolvendo a “alta administração da Receita, a começar pela forma como ocorreu a exoneração da ex-secretária Lina Maria Vieira”, consideram-se “impossibilitados de continuar participando da atual administração”.
Na semana passada, Lina reafirmou na Comissão de Constituição e Justiça declarações dadas à imprensa de que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pediu para ela apressar a fiscalização do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ministra nega a reunião e o pedido.
O Diário Oficial da União de hoje traz também a nomeação de Hermano Lemos de Avellar Machado para o lugar de Gonçalves e de Paulo Renato Silva da Paz para a superintendência da 10ª Região Fiscal, em substituição a Dão Real.