O presidente licenciado da Câmara dos Vereadores de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), ficará afastado por mais 90 dias da presidência da Casa.
Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (15), o próprio vereador apresentou um requerimento com a solicitação, que foi aprovado pelos vereadores.
Derosso se afastou da presidência da Câmara dos Vereadores pela primeira vez em novembro, ao ser denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa devido às suspeitas de irregularidades em contratos de publicidade da Casa.
A denúncia do MP contra Derosso ocorreu porque o vereador contratou a agência de publicidade de sua esposa, Cláudia Guedes Queiroz, que nesta época não era casada com o vereador, mas era funcionária da Casa e participou da licitação, o que não é permitido. A atual licença do vereador se encerra na próxima terça-feira (21) e a nova licença entrará em vigor no próximo sábado (18), terminando em maio.
O Ministério Público notificou Derosso para apresenta por escrito a sua defesa na ação de improbidade administrativa e o vereador tem até a quinta-feira da semana que vem para apresentar a sua defesa.
Com o novo pedido de afastamento de João Cláudio Derosso, o vereador Sabino Picolo (DEM), deve permanecer como presidente interino da Câmara dos Vereadores.