Foto: Ciciro Back/O Estado |
Derosso: 35 votos. |
O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) foi reeleito ontem para a presidência da Câmara Municipal de Curitiba. Contando com 35 votos favoráveis, Derosso comandará os trabalhos da mesa e comissão executiva da Câmara pela sexta vez consecutiva. Os demais integrantes da chapa, denominada ?Integração?, que comandará a Câmara no biênio 2007-2008 são os vereadores Tito Zeglin (PDT), na primeira vice- presidência; Aldemir Manfron (PP), como segundo vice, e Celso Torquato (PSDB), primeiro secretário. As demais secretarias serão ocupadas, respectivamente, pelos vereadores Sérgio Ribeiro (PV), Sabino Picolo (PFL) e Pastor Gilso (PL).
Aberta e com votação nominal e pública, a eleição da nova mesa teve apenas a abstenção da bancada do PT, liderada pela vereadora Roseli Isidoro. Embora não participando da mesa, o partido recebeu o compromisso de Derosso para compor os debates da comissão especial que deverá promover, a partir do ano que vem, a revisão do Regimento Interno do Legislativo e da Lei Orgânica Municipal, a LOM.
Para os vereadores que reconduziram Derosso à presidência da Câmara, é a característica de buscar sempre o diálogo democrático que faz do vereador uma liderança natural. Para o líder do prefeito, Mário Celso Cunha (PSDB), ?mais uma vez o parlamento de Curitiba mostra sua postura político-democrata, ao garantir a maior proporcionalidade possível de siglas na mesa?. Apenas cinco dos 14 partidos com assento na Casa ficaram de fora, por terem menos de três integrantes em bancada.
?Foi uma eleição tranqüila, uma vez que, na medida do possível, montamos uma mesa respeitando a proporcionalidade da representação do partido na Câmara?, comentou o presidente reeleito.