Arquivo
Guaratuba: novo cálculo por causa da isenção.

A lei que isenta os veículos emplacados em Guaratuba do pagamento do ferry boat para a travessia Guaratuba-Matinhos obrigou o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Paraná adiar o processo licitatório em curso para a exploração da travessia nos próximos 10 anos. Com o impacto que tal isenção pode causar na arrecadação da empresa vencedora do leilão, o DER optou pelo adiamento para refazer os cálculos sobre a tarifa máxima estipulada pelo edital.

continua após a publicidade

Os envelopes com as propostas das empresas interessadas em explorar o ferry boat na Baía de Guaratuba seriam abertas no próximo dia 16, mas com a sanção da Lei 15.749, pelo governador Roberto Requião, em 27 de dezembro, o DER optou por adiar o processo para realizar cálculo de impacto da isenção na tarifa. A lei beneficia 5,8 mil veículos emplacados em Guaratuba e, segundo a concessionária que administra a travessia, com ela, 15% dos usuários do ferry boat deixam de pagar a tarifa.

Segundo a assessoria de imprensa do DER, serão analisados os dados históricos e a contagem de tráfego para se avaliar a necessidade ou não da determinação de um novo valor máximo para a tarifa, fixado, no edital, em R$ 5,30. 10 empresas haviam retirado o edital do ferry boat e, pelo menos seis já demonstraram interesse em apresentar uma proposta.

A intenção do DER é concluir o estudo até semana que vem. Após a finalização do trabalho, os técnicos da autarquia decidirão se será dada seqüência ao processo ou se um novo edital terá de ser lançado.

continua após a publicidade

O ferry boat da baía de Guaratuba é administrado pela concessionária F. Andreis desde 1996. Pelo contrato assinado entre a empresa e o governo do estado, havia a opção da renovação da concessão por mais 10 anos, porém o Estado optou pela licitação para abrir a oportunidade de participação de outras empresas e, com a concorrência, chegar-se a uma tarifa mais baixa. A empresa vencedora será aquela que atender todas as exigências técnicas do edital e apresentar os menores preços para as tarifas.