Em reunião na noite desta terça-feira na casa do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Caito Quintana, os deputados estaduais do PMDB concluíram que o partido precisa de uma reestruturação geral no Paraná.
A exemplo de Curitiba, onde um grupo tenta trocar o comando municipal do partido, os deputados pretendem provocar a executiva estadual para um pente fino geral nos diretórios, sobretudo nas maiores cidades, onde os resultados eleitorais do partido são cada vez mais pífios.
O deputado Artagão de Mattos Leão resumiu o pensamento da bancada. “É preciso dar uma chacoalhada no PMDB. É natural que depois do processo eleitoral do ano passado, o partido fique perdido”, comentou. Mas precisa reencontrar o eixo antes das eleições municipais do próximo ano, assinalou.
O rompimento entre o ex-governador Orlando Pessuti e o senador Roberto Requião faz parte desse processo de perda de referências, segundo Mattos Leão. “Nós temos que incentivar as referências políticas locais e buscar construir nomes que possam ir para a linha de frente nas eleições municipais”, disse.
A situação de Curitiba não é isolada, afirmou. Se o partido vai mal na capital, o reflexo também é sentido no interior, disse o peemedebista, citando que já na eleição de 2006, o desempenho do partido deixou a desejar, mesmo reelegendo Requião. Em colégios eleitorais importantes como Cascavel e Foz do Iguaçu, é necessário rediscutir as direções municipais, tanto quanto em Curitiba, afirmou.
