Foto: Chuniti Kawamura |
Fábio Camargo: esclarecimentos. continua após a publicidade |
O presidente da Comissão Especial do Pedágio, Fábio Camargo (PTB), pretende convidar o ex-diretor do DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) e o ex-procurador do órgão Maurício Ferrante para prestar esclarecimentos sobre os contratos do Estado com as concessionárias de pedágio. Os dois participaram do processo de implantação do pedágio, em 98, durante o governo de Jaime Lerner (PSB).
O relator da comissão, Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), disse que é necessário saber como foram os primeiros acordos com as empresas, que foram posteriormente alterados por aditivos contratuais, decorrentes de mudança nos valores da tarifa. Na reunião de quarta-feira, a comissão ouviu representantes da Engefoto, a empresa que realizou o estudo inicial da proposta de implantação do pedágio.
De acordo com o engenheiro Djalma Martins Pereira, um dos responsáveis pelo estudo, o levantamento foi feito entre 1995 e 1996. O estudo incluía as obras de restauração, melhorias, operação e administração das concessionárias e os serviços prestados aos usuários.
O relator da comissão disse que é importante conhecer bem esse estudo inicial para saber quais os trechos, onde não há cobrança de pedágio, mas que, conforme previam os contratos, também seriam de responsabilidade das concessionárias. ?Um dos pontos da concorrência era que as empresas interessadas nos trechos que pudessem cobrar pedágio deveriam se responsabilizar pela restauração de rodovias de acesso?, afirma o relator.