A quarenta dias da eleição, já são quatro os deputados que pediram licença do mandato para fazer a campanha eleitoral. Os deputados Elton Welter (PT), candidato a prefeito em Toledo, e Reni Pereira (PSB), candidato a prefeito em Foz do Iguaçu, solicitaram afastamento na sessão de ontem à tarde. Já estavam licenciados a deputada Rosane Pereira (PV) e Edgar Bueno (PDT). Rosane disputa a eleição em Araucária e Bueno concorre em Cascavel.
A presidência da Assembléia Legislativa e a liderança do governo haviam recomendado que os deputados conciliassem a participação na eleição com os afazeres parlamentares, para garantir o quórum das sessões neste período.
Mas à medida que a campanha eleitoral avança, os candidatos perceberam que tinham que fazer uma opção. “As duas coisas não dão certo ao mesmo tempo. Eu não sou de fazer trabalho meia-sola. Então, eu vou fazer uma coisa só”, disse Welter.
Como as licenças são inferiores a 121 dias, não há posse de suplente. Mas os deputados não recebem o subsídio de R$ 12,2 mil, já que estão saindo por motivos particulares. O pagamento do salário somente é mantido em caso de doença.
No total, são doze deputados disputando as eleições de outubro como candidatos a prefeito e vice: além dos quatro licenciados, disputam ainda eleição Fábio Camargo (PTB), em Curitiba; Antônio Belinati (PP), em Londrina; Jocelito Canto (PTB), em Ponta Grossa; Dr. Batista (PMN), em Maringá, Bete Pavin (PMDB), em Colombo; Luiz Eduardo Cheida (PMDB), em Londrina; Ênio Verri (PT), em Maringá. Cleiton Quielse (PMDB) é candidato a vice-prefeito em Curitiba.