EM PAUTA

Deputados debatem alterações no IPVA nesta segunda

Os deputados estaduais do Paraná começam o trabalho nesta segunda-feira (14) debatendo três vetos do Executivo a projetos de lei que propõem alterações no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nas justificativas para os vetos, assinadas ainda na gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB), o governo do Estado informa que vetou as propostas porque “ensejariam renúncia de receita”.

Além disso, o Executivo considerou que os três projetos desobedecem a Lei Complementar Federal n.º 101/2000, sendo, portanto, inconstitucionais por ferir o artigo 163 da Constituição Federal. Um dos projetos vetados (de n.º 760/05) pretendia instituir o desconto sobre o IPVA aos contribuintes que não tenham cometido infrações de trânsito. A autoria é dos ex-deputados José Domingos Scarpelini (PSB) e Hermas Brandão (PSDB).

Outro projeto vetado é o de n.º 525/06, também de autoria de Scarpelini e Brandão, que previa a padronização na cobrança do IPVA de motocicletas, retirando a isenção das motocicletas que não excedem 125 cilindradas com mais de dez anos de uso.

O terceiro veto está relacionado ao Projeto de Lei n.º 568/05, de autoria de Brandão. A proposição altera a redação do artigo 13 da lei nº 14.260, estabelecendo, por exemplo, um controle menos burocrático na isenção de IPVA aos veículos de propriedade de templos de qualquer culto e instituições de assistência social. Todos os vetos serão apreciados em discussão única na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná de amanhã.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna