Os deputados que apoiam o governo Beto Richa (PSDB) já cogitam reduzir as verbas destinadas ao Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público, pra garantir o reajuste salarial de 8,17% aos funcionários públicos. A medida permitiria a reposição da inflação aos servidores sem comprometer o caixa do governo além do atual projeto, que concede 5%. A informação foi apurada pelo blog Caixa Zero, do jornalista Rogério Galindo, da Gazeta do Povo.
Pra isso, os deputados teriam que mexer na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 e retirar do orçamento desses órgãos os recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O cálculo é que hoje os outros Poderes (incluindo a própria Assembleia Legislativa) tiram do Executivo quase R$ 500 milhões por ano a mais do que deviam. O valor é exatamente o que o governo precisa pra conceder o reajuste de 8,17%.
Em reunião entre secretários e deputados na manhã de ontem, os deputados insistiram que não votam um reajuste abaixo da inflação devido à forte pressão que sofrem nas suas cidades.