Deputado quer fechar porteira do PT

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) vai propor moratória de um ano no processo de filiações, durante o III Congresso Estadual do PT, que será realizado neste final de semana, em Curitiba. Veneri argumentou que as filiações em massa, sem critérios, realizadas nos últimos anos, geraram deformações no partido.  

Entre elas, o aumento do número de filiados sem compromisso com os princípios do PT. Com abertura oficial prevista para as 17 horas desta sexta-feira, dia 27, o congresso prossegue no sábado, 28, e domingo, 29, no Hotel Mabu, na Cidade Industrial de Curitiba. No sábado, serão feitas as inscrições das chapas de delegados ao congresso nacional, marcado para agosto. A exposição e discussão das teses estão previstas para as 14 horas.

Veneri irá apresentar a tese intitulada ?PT Militante e Socialista?, junto com o vice-prefeito de Sarandi, José Aparecido da Silva, o Zezinho. ?O que nós estamos propondo é que o partido interrompa as filiações por um período, durante o qual, nós faríamos um censo interno para saber quem são os militantes e filiados. A partir daí, para ingressar no partido, o filiado teria de passar por um processo de formação, antes da homologação da sua filiação?, defendeu Veneri. Ele disse que é preciso abolir a prática de se criar, artificialmente, maiorias eleitorais internas, para que alguns grupos se mantenham no comando do partido.

O deputado petista considera necessário o PT retomar os núcleos de base e o conceito de pré-filiação como instrumento para que volte a ser reconhecido como uma alternativa diferente de se fazer política. Na tese, Veneri vai defender ainda uma proposta de partido que deve ser capaz de, no governo, fazer avançar o processo de construção do socialismo. ?Por isso, propomos que o PT se reaproxime da sua base militante e faça estancar o processo de rebaixamento programático registrado no princípio dos anos 90s?, comentou.

O deputado vai debater ainda as alianças programáticas do PT. ?A nossa aliança deve ser refeita com os movimentos sociais e sindicais, que representam os trabalhadores. E deixar de lado a lógica eleitoral de que precisamos das forças de direita para governar?, comentou.

Reforma política

A tese, que será defendida por Veneri, faz uma crítica contundente à composição atual do Congresso Nacional e propõe a convocação de uma assembléia nacional constituinte para deliberar sobre a reforma política. Outra das propostas é a limitação de mandatos não apenas no Legislativo, mas também dos dirigentes partidários. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo