O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) protocolou na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para depor sobre suposta interferência política do Palácio do Planalto ou do próprio ministro na Receita Federal, que teria levado 12 funcionários do alto escalão do órgão a pedir demissão. O deputado da oposição também apresentou requerimentos para a comissão convidar o Secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, para falar sobre o mesmo assunto.
O deputado apresentou outros três requerimentos para que sejam convidadas a ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira, a ex-chefe de gabinete da Receita Iraneth Maria Dias Weiler, e a Secretária Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Alves Guerra.
O assunto, nesse caso, é a existência ou não do encontro de Lina Vieira com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nesse encontro, segundo Lina, a ministra teria pedido que a Receita agilizasse as investigações da Receita sobre as empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ministra nega que tenha ocorrido o encontro e que tenha feito o pedido.