Aproveitando a onda de CPIs nesse início de Legislatura, o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) protocolou, nesta quarta-feira, na Mesa da Assembleia, pedido de CPI do Pedágio. Com 29 assinaturas, o pedido de CPI visa investigar os contratos firmados entre governo e as concessionárias e os reajustes da tarifa do pedágio no Paraná, considerado um dos mais caros do país.
Ao contrário das três outras CPIs já protocoladas (Grampos, Falências e Porto) a Mesa ainda não tem certeza se autorizará essa CPI. “A Assembleia já investigou os pedágios duas vezes e não deu em nada, vamos conversar ainda” justificou o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB)
A primeira CPI sobre o pedágio foi feita pela Assembleia no início do governo Requião, em 2003, mas não deu em nada. Na época, a comissão chegou a conclusão de que os contratos de concessão eram juridicamente perfeitos e não havia como tomar qualquer medida legal para obrigar as empresas a baixar as tarifas. No segundo mandato de Requião houve uma Comissão Especial de Investigação (CEI), que também não chegou a nenhum resultado.
Já a CPI do Porto deve ter início depois do carnaval. O pedido já foi aceito pela Mesa, mas a designação dos membros só deverá ocorrer na próxima semana.