Cahuê Miranda |
---|
Manifestantes protestavam nas galerias da Câmara. |
Em eleição realizada no final da tarde desta segunda-feira (15), o deputado estadual Fábio Camargo (PTB) foi escolhido como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) com 27 votos. Entre os pré-requisitos para ocupar o cargo está ter entre 35 e 60 anos e ter idoneidade moral e conduta ilibada.
A vaga foi aberta após a aposentadoria compulsória do deputado Hermas Brandão, que completou recentemente 70 anos. Apesar de possuir 40 candidatos para ocupar o posto, os deputados Fábio Camargo e Plauto Miró (DEM) eram considerados favoritos. Ambos respondem a processos, no entanto, como ainda não foram condenados tiveram sua candidatura considerada legítima. Três candidatos desistiram e outros 2 não entregaram a documentação necessária.
Nas últimas semanas, diversos protestos pediram que fosse eleito para a vaga um servidor qualificado para o cargo. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSBD), chegou a dar como certa a eleição de um político e explicou que toda categoria é “corporativista”.