Deputado defende que Brasil denuncie fraudes em eleições no Zimbábue

O Brasil deveria denunciar na Organização das Nações Unidas (ONU) a violência e as fraudes nas eleições do Zimbábue. Essa é a opinião do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) que representou a Câmara dos Deputados como observador do primeiro turno do pleito.

Segundo o deputado, ficou evidente que houve fraude nas eleições devido ao atraso anormal na contagem dos votos para presidente. "Acabaram reconhecendo a vitória da oposição no Legislativo, mas seguraram o resultado da eleição presidencial, que é muito mais fácil de apurar. Ao segurar esse resultado, ficou muito claro que algo anormal estava acontecendo", afirmou Pannunzio. No primeiro turno, o candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, conseguiu pequena vantagem sobre o atual presidente Robert Mungabe, de acordo com o resultado divulgado pelo governo.

Devido onda de violência promovida pelos simpatizantes de Mungabe, o candidato da oposição desistiu de participar do segundo turno das eleições. Uma decisão correta, na avaliação de Pannunzio que acredita que é impossível realizar uma eleição limpa sob o controle do Mugabe. "Se não há garantias de que quem votar nele [Tsvangirai] não será violentado, perseguido ou assassinado, o melhor que ele faz é denunciar o processo", ressaltou o deputado.

Para Pannunzio, há o risco de uma guerra civil, uma vez que o governo local perdeu a legitimidade para coordenar a eleição.

De acordo com a BBC Brasil, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) disse lamentar profundamente a decisão do governo do Zimbábue de seguir em frente com a eleição presidencial no país, que foi realizada na sexta-feira (27). O atual presidente, Robert Mugabe, tem a vitória garantida após o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, ter boicotado o segundo turno da eleição.

A contagem dos votos foi realizada no sábado. Robert Mugabe deve assumir mais um mandato como presidente do Zimbábue neste domingo (29).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo