Delcídio defende adiamento de votação de reajuste dos servidores do Judiciário

Diante da pressão de servidores públicos, que protestam há mais de seis horas do lado de fora do Congresso, o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), propôs o adiamento da votação do projeto que concede o reajuste dos funcionários do Poder Judiciário.

Segundo ele, é melhor se chegar a um acordo entre o governo e o Supremo Tribunal Federal (STF) do que os senadores aprovarem uma proposta que tem “grande possibilidade” de veto da presidente Dilma Rousseff. “A preocupação é que, a partir do momento em que esse texto seja vetado, as negociações venham a zero de novo”, disse Delcídio Amaral. “O que estamos propondo aqui é uma coisa sensata e com condições de cumprir”, afirmou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que é mais “inteligente” e por “economia processual” aguardar um acordo entre as partes. Mas não quis se posicionar sobre o mérito da proposta. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, sugeriram adiar a votação do projeto que conceede reajuste aos servidores do Poder Judiciário.

Delcídio disse que Lewandowski enviou um ofício ao Senado para dizer que o Poder Judiciário está “ultimando” a apresentação de uma contraproposta para a categoria com a área econômica do governo. Já Dyogo Oliveira, segundo o petista, pede o adiamento da apreciação do projeto em razão das negociações.

O projeto que está na pauta prevê um aumento médio de 59,49% para os servidores e pode causar um impacto de R$ 1,5 bilhão nas contas do governo só este ano. A cúpula do STF rejeitou a contraproposta que também foi apresentada aos servidores do Executivo Federal. O governo propôs um reajuste de 21,3%, dividido em parcelas de 5,5% em 2016, 5,0% em 2017, 4,8% em 2018 e 4,5% em 2019.

Segundo Delcídio, a nova proposta do STF que está sendo fechada será “diferenciada”. “As negociações estão avançando para um desfecho positivo”, avaliou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna