O Ministério do Planejamento informou nesta noite que hoje será divulgado o decreto provisório relativo aos gastos financeiros do orçamento para os meses de fevereiro e março.

continua após a publicidade

O decreto vai definir o limite de gastos para os dois meses até que seja publicado, em março, o decreto de programação financeira definitivo, com os limites financeiros para o ano e contingenciamentos.

As despesas obrigatórias, como pagamento de pessoal, serviços da dívida, despesas com obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), saúde, educação e Bolsa-Família, estão preservadas e fora das limitações.

O orçamento de 2010 foi sancionado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será publicado no Diário Oficial da União de amanhã. Foram feitos dois vetos ao orçamento.

continua após a publicidade

Um deles, sugerido pelo Ministério do Planejamento, está relacionado ao Anexo 5, que trata de novas despesas de pessoal. No entendimento do Planejamento, o artigo vetado não cria nova despesa de pessoal e, por isso, não deveria estar incluído no Anexo 5.