O presidente do Departamento Estadual de Construção, de Obras e Manutenção (Decom), Cezar Benoliel, está apontando qual é o perfil das obras públicas que devem ter prioridade a partir de agora. “Obras práticas de serem executadas, acessíveis a todo o conjunto da população, funcional em sua utilização e com manutenção de baixo custo”, informa.
Segundo Beloniel, é importante também é que todas as obras sejam executadas sob rigoroso controle. “A transparência é fundamental na execução de um empreendimento público”. Ainda segundo o presidente do Decom, a idéia é ampliar ao máximo o acompanhamento de processos licitatórios e de fiscalização de obras.
O perfil foi traçado em Apucarana durante reunião com o prefeito Valter Pegorer, o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida; o presidente da Câmara Municipal, Petrônio Cardoso; o arquiteto João Gilberto Sant?anna, coordenador do Escritório Regional do Decom, além de lideranças políticas do Vale do Ivaí .
“É louvável esta ação do governo estadual”, disse o prefeito Pegorer. “Sempre tivemos grande respeito pelo trabalho prestado à sociedade pelo Decom e pela lisura no encaminhamento das reivindicações dos prefeitos”, acrescentou o prefeito de Apucarana .
Participação
O presidente do Decom informou também que setores organizados da sociedade estão sendo chamados a participar do processo de licitação de obras públicas. “É uma forma construtiva de agregar parcerias para o aperfeiçoamento do nosso trabalho.”
Ainda de acordo com Benoliel, convênios de cooperação técnica com entidades como Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAP) e Fundacentro já vêm sendo efetuados.
Benoliel também propôs a descentralização do Decom, hoje atuante em 22 Escritórios Regionais e em seis superintendências.