Que responsabilidade!

Decisão sobre prisão de Lula agora está nas mãos do juiz Sérgio Moro

A Justiça de São Paulo encaminhou o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a denúncia por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do triplex do Guarujá para o juiz Sergio Moro, da Justiça Federal em Curitiba. As informações são da revista Veja.

De acordo com a revista, os autos foram enviados pela juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, na última quinta-feira (28). A posse do apartamento, que foi reformado pela construtora OAS para a família de Lula era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, em inquérito do caso Bancoop, e pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Lava Jato. No entendimento da juíza, os crimes são de âmbito federal e podem estar relacionados ao caso de corrupção da Petrobras.

Ainda segundo a revista, fica a cargo de Moro decidir se aceita a competência para julgar o caso e acatar ou não o pedido de prisão e acusação formal. Lula é investigado em outras frentes da Lava Jato, mas a apuração está a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF), porque envolve parlamentares e ministros com foro privilegiado. A nomeação de Lula para ministro da Casa Civil segue suspensa, portanto, ele não possui foro privilegiado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna