Pela primeira vez em 13 pesquisas desde que se iniciou a campanha, o prefeito Beto Richa (PSDB) apareceu com menos de 70% das intenções de voto. Na pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo, o prefeito aparece com 68%, contra 20% de sua principal adversária, Gleisi Hoffmann (PT), que também atingiu este índice pela primeira vez. A diferença de 48 pontos entre os dois candidatos é, também, a menor em todas as pesquisas registradas até agora.

continua após a publicidade

Apesar da queda do prefeito e da diminuição da vantagem em relação a Gleisi, a pesquisa ainda mantém a tendência de vitória do tucano no primeiro turno. A soma dos adversários de Beto não atinge 30% (é de 26%) e, segundo o Datafolha, o atual prefeito teria 74% dos votos válidos.

A terceira posição na pesquisa é ocupada por Carlos Moreira (PMDB), com 2% das intenções de voto. Fábio Camargo (PTB), Bruno Meirinho (PSOL) e Ricardo Gomyde (PCdoB) têm 1%, cada.

Mauricio Furtado não atingiu 1%. Lauro Rodrigues (PTdoB) não foi mencionado. Votariam em branco ou nulo 4%, o mesmo percentual de indecisos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

continua após a publicidade

Fábio Camargo (29%), Gleisi (29%), Bruno Meirinho (25%) e Reitor Moreira (24%) seguem sendo os mais rejeitados pelos eleitores curitibanos. A menor rejeição é a do atual prefeito (8%). Gomyde tem 16% de rejeição, Furtado, 17% e Lauro Rodrigues 21%.

A aprovação da gestão de Beto Richa oscilou de 81% para 80%. A nota média atribuída ao prefeito é de 7,7. O Datafolha ouviu 1.056 eleitores, nos dias 29 e 30 de setembro. A pesquisa está registrada sob o número 1.942/2008.

continua após a publicidade

As assessorias das duas campanhas que polarizam a disputa na capital viram de maneira positiva os números do Datafolha. Para a campanha de Gleisi, esta pesquisa está mais próxima da realidade.

“Às vésperas da eleição para a prefeitura de Curitiba, os institutos de pesquisa começam a se curvar à realidade já sentida nas ruas desde o início da caminhada: Gleisi tem uma grande votação e tem reais chances de ir ao segundo turno para vencer o atual prefeito”, diz nota da coordenação de campanha de Gleisi, ressaltando que a diferença entre Gleisi e Beto caiu nove pontos.

Já a assessoria de Richa destaca que, apesar da oscilação nas intenções de voto, o prefeito segue com mais de 70% dos votos válidos, a avaliação de sua administração segue positiva e que Beto Richa tem a menor rejeição (8%), enquanto a da candidata do PT voltou a crescer.

“São 14 pesquisas que apontam uma alta aprovação da administração municipal e um grande apoio a nossa candidatura. Não tenho dúvidas que a população vai confirmar nas urnas o que as pesquisas mostram, que é a confiança dos curitibanos em uma gestão realizadora”, disse o prefeito Beto Richa.