Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 2, mostra Tarso Genro (PT), candidato à reeleição na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, com 32% das intenções de voto, seguido de Ana Amélia Lemos (PP), com 28%, e José Ivo Sartori (PMDB), com 23%.
Esta é a primeira vez na campanha que Tarso aparece numericamente à frente de Ana Amélia. Mas, como a margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais e para menos, há um empate técnico entre eles, bem como entre Ana Amélia e Sartori, o terceiro colocado.
Vieira da Cunha (PDT) soma 2% e Roberto Robaina (PSOL), 1%. Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PSB) não chegam a 1%. Votos brancos e nulos são 3% e os indecisos, 11%. Na última pesquisa Datafolha para o governo gaúcho, divulgada em 26 de setembro, Tarso e Ana Amélia apareciam empatados com 31%. Já Sartori tinha 17% da preferência do eleitorado.
Segundo turno
O instituto Datafolha fez três simulações de segundo turno para a eleição estadual. No primeiro, Ana Amélia tem 44% dos votos, contra 41% de Tarso. Brancos e nulos alcançam 7% e, indecisos, 9%. No segundo quadro, Sartori tem 45% dos votos, ante 40% de Tarso. Votos brancos e nulos são 7% e os indecisos, 8%. Na terceira simulação, Sartori também fica à frente com 41%, contra 38% de Ana Amélia. Votos brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 10%.
Rejeição
O Datafolha mediu a rejeição dos candidatos. A maior é de Tarso Genro, 27%, seguido de Estivalete (21%), Ana Amélia (21%), Roberto Robaina (16%), Vieira da Cunha (13%), Humberto Carvalho (13%) e José Ivo Sartori (8%).
Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores consultados pelo instituto responderam sobre a avaliação ao governo Tarso Genro. Segundo o levantamento, 31% dos entrevistados disseram que ele é “ótimo ou bom”, enquanto 47% afirmaram que ele é regular. Os que relatam que ele é “ruim ou péssimo” são 18%. Os que não sabem ou não responderam somam 4%.
A pesquisa, encomendada pela Folha da Manhã S/A e pelo Grupo RBS, foi realizada nos dias 1 e 2 de outubro, com 1.357 eleitores em 54 municípios do Estado. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00023/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00933/2014. O índice de confiança é de 95%.