Pesquisa Datafolha de intenções de voto para a sucessão presidencial mostrou, pela primeira vez, a candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente de seu principal adversário, José Serra (PSDB). Divulgado na noite de hoje, o levantamento encomendado pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo mostra a petista com oito pontos porcentuais à frente do tucano. Dilma tem 41% das intenções de voto e Serra, 33%. O resultado deixa a petista a três pontos porcentuais de uma vitória em primeiro turno, considerando os votos válidos. Na edição anterior do Datafolha, divulgada no dia 24 de julho, o tucano tinha 37% e a petista, 36% – estavam empatados tecnicamente.
Na pesquisa divulgada hoje, a candidata do PV, Marina Silva, tem 10% das intenções de voto, repetindo o resultado da mostra anterior. Os demais candidatos não alcançaram 1% na pesquisa. O total de votos brancos e nulos somou 5% e o dos eleitores que não sabem ou não responderam em quem vão votar ficou em 9%.
Na simulação de segundo turno, a pesquisa Datafolha mostra Dilma à frente de Serra, também com uma diferença de oito pontos porcentuais. A petista tem 49% e o tucano, 41%.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto e ouviu 10.856 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo número 22.734/2010.