Foto: Evandro Monteiro/O Estado |
Alvaro: 50% de intenções. continua após a publicidade |
A dez dias das eleições, o levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Datafolha divulgado ontem não trouxe diferenças substanciais nas intenções de voto no quadro de sucessão estadual. O governador licenciado e candidato à reeleição Roberto Requião (PMDB) subiu um ponto percentual em relação ao levantamento anterior do instituto e aparece agora com 48%. Da mesma forma, o candidato Rubens Bueno (PPS) subiu de 8% para 9% e o candidato petista, senador Flavio Arns, que tinha 3%, aparece agora com 4%. O senador Osmar Dias (PDT), que continua em segundo lugar nas pesquisas, manteve os 26% da sondagem passada.
Os demais candidatos – Melo Viana (PV), Luiz Felipe Bergmann (Psol), Ana Lúcia Pires (PRTB), Antônio Roberto Forte (PSL), Luiz Adão (PSDC), Jorge Martins (PRP) e Ivo de Oliveira (PCO) – não chegaram a um ponto percentual. A pesquisa indicou também que o percentual de votos brancos e nulos ficou em 4% e o de indecisos, em 8%. Os dados do levantamento foram divulgados ontem à noite pela Rede Paranaense de Comunicação.
Numa simulação de segundo turno entre Requião e Osmar, o governador tem 54% das intenções de voto, e o senador pedetista, 38%. Os votos brancos e nulos ficaram em 5% e os indecisos, em 4%. O levantamento do Datafolha foi realizado entre segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, sendo ouvidos 1.228 entrevistados, em todo o Estado. A pesquisa foi registrada no dia 14 deste mês, com o número de protocolo 22.335/2006 e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Senado
No levantamento de intenções de votos para o Senado, o senador e candidato à reeleição Alvaro Dias (PSDB) continua em primeiro lugar, agora com 50%, um ponto a mais que na consulta anterior, realizada no dia seis deste mês. Já a ex-diretora financeira de Itaipu, Gleisi Hoffmann (PT), subiu cinco pontos em relação à última pesquisa, e aparece em segundo lugar, com 22% das intenções de voto.
Os candidatos Luiz Felipe Haj Mussi (PPS), José Roberto Sandoval (PSC) e Custódio da Silva (PRTB) tiveram 2% cada um. Tanto Sandra Borges (PSL) quanto Professor Ivan Bernardo (PSTU) atingiram 1% e os candidatos Paulo Salumuni (PV) e Antonio Procopiak (PSDC) não chegaram a 1%. A pesquisa para o Senado apontou um índice de 5% de votos brancos ou nulos e de 15% de indecisos.