A segunda pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha para os candidatos a governador do Paraná mostra o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) com 46% das intenções de voto e o senador Osmar Dias (PDT) com 34%.
Com a margem de erro de três pontos percentuais, Beto pode oscilar entre 43% e 49%, enquanto Osmar fica entre 31% e 37%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), com registro 18.123/2010 no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e com o registro 22.777/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O novo resultado aponta crescimento de Beto, que na primeira pesquisa Datafolha para o Paraná, divulgada no fim de julho, tinha 43% das intenções de voto, contra 38% de Osmar, em empate técnico entre os dois principais candidatos na disputa.
A pesquisa foi feita com 1.221 eleitores entre os dias 9 e 12 deste mês, em 46 municípios do Estado. Os candidatos Paulo Salamuni (PV), Luiz Fernando Bergmann (PSOL), Avanilson Araújo (PSTU), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) não atingiram 1% das intenções de voto.
Eleitores que não souberam ou não opinaram na pesquisa ficaram em 16%. Votos brancos e nulos somaram 2% do total. Na liderança das intenções de voto para o Senado está o candidato Roberto Requião (PMDB), com 49%.
O candidato perdeu 1% em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha. A segunda colocada é Gleisi Hoffmann (PT), que aparece com 31%. Ela tinha 28% dos votos na primeira pesquisa. Ricardo Barros (PP) caiu de 19% para 15% e Gustavo Fruet (PSDB) de 16% para 13%.
A quantidade de eleitores que ainda não sabe em quem votar para senador é grande, 69%, e cresceu nas últimas semanas: eram 56% no fim de julho. Entre os brancos e nulos estão 10% das intenções de voto.
A soma dos pontos dos candidatos ao Senado alcança mais de 100% porque são duas vagas paranaenses ao cargo e o eleitor pode escolher dois nomes. Na corrida pela presidência da República, a candidata Dilma Rousseff (PT) ampliou a diferença para José Serra (PSDB), segundo o Datafolha.
A candidata do PT aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Serra pontua com 33%. Marina Silva (PV) tem 10%. Brancos e nulos somaram 5% e os indecisos 9%.
Considerando apenas os votos válidos, Dilma está a 3 pontos percentuais de vencer a disputa já no primeiro turno. Em um possível segundo turno, Dilma aparece com 49%, contra 41% de Serra.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 em 382 cidades brasileiras, em um total de 10.856 eleitores entrevistados.