O resultado das eleições 2012 está gerando mudanças no poder. A disputa continua nos cinco municípios onde isso poderia ocorrer (onde o colégio eleitoral ultrapassa 200 mil votantes). Além da capital (leia mais na página 4), Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá terão um novo embate no dia 28 de outubro. E a dança das cadeiras vai acontecer por envolver deputados no segundo turno, além de alguns já terem garantido posto de prefeito em seus municípios: é o caso de Reni Pereira (PSB), eleito prefeito de Foz do Iguaçu (veja infográfico ao lado); assim como Luiz Carlos Setim (DEM), eleito prefeito de São José dos Pinhais; Augustinho Zucchi (PDT) foi eleito em Pato Branco; e Cesar Silvestri Filho (PPS) em Guarapuava. Isso vai fazer com que suplentes finalmente possam voltar a sonhar com uma vaga na Assembleia Legislativa (Alep) ou na Câmara dos Deputados.

continua após a publicidade

Mas a luta prossegue ainda para outros deputados estaduais. Em Ponta Grossa, dois integrantes da Alep se enfrentam na disputa extra: Marcelo Rangel (PPS) e Péricles Mello (PT). Outros dois deputados fazem parte de disputas distintas. Em Cascavel, o Professor Lemos (PT) terá pela frente o atual prefeito da cidade, Edgar Bueno (PDT). Enquanto em Maringá, Ênio Verri (PT) terá pela frente Roberto Puppin (PP).

Já em Londrina, a disputa do segundo turno vai envolver um clã tradicional e um novato em relação ao poder: Marcelo Belinati terá como adversário no segundo turno Alexandre Kireef, que fez sua primeira aparição no cenário em 2010, buscando uma vaga na Câmara, mas sem sucesso.

Recordista

continua após a publicidade

Na Região Metropolitana de Curitiba, as eleições mostram uma nova configuração. Além de Setim, que volta a comandar em São José dos Pinhais, a vizinha Pinhais apresentou a reeleição mais “barbada” do Brasil: o petista Professor Luizão foi eleito com 93,77% dos votos válidos, para um novo mandato.

Em Colombo, por conta da eliminação de Bete Pavin, muitos votos foram anulados, mas o número de nulos não comprometeu a vitória de Zé Vicente (PSC). Em Piraquara, Professor Marquinhos (PDT) foi o escolhido pela maioria e o mesmo grupo permanece no comando.

continua após a publicidade

Campo Largo teve a vitória de Afonso Guimarães. É a primeira vez que um prefeito do PT vence a eleição na cidade, mas a vitória foi por pouco mais de dois mil votos. Já Campo Magro, com disputa tão acirrada quanto, teve vitória do democrata Louvanir Menegusso. Só que ele, assim como Chico Santos, eleito em Fazenda Rio Grande com mais de 68% dos votos, esperam decisão da Justiça Eleitoral sobre suas candidaturas.