O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realiza hoje e amanhã, em Umuarama, a segunda etapa do ciclo de cursos no interior sobre Sistemas de Planejamento, dirigido especificamente a técnicos e gestores de prefeituras e câmaras municipais que estão envolvidos na elaboração e análise do orçamento.
Com apoio da prefeitura de Umuarama, o treinamento está sendo feito no auditório do Centro Cultural Schubert para 230 profissionais de todos os municípios da região. “Um bom planejamento tem sempre como resultado o melhor aproveitamento do dinheiro público. Esta é a finalidade do esforço do Tribunal de Contas para levar diretamente aos agentes públicos o conhecimento dos seus melhores técnicos”, disse o presidente do TC, conselheiro Henrique Naigeboren.
O curso sobre Sistemas de Planejamento tem 15 horas de carga horária. Para Umuarama, o TCE escalou como instrutores a diretora de Contas Municipais Jussara Borba Gusso e os técnicos em Controle Contábil José Almeida Rosa e Mário Antonio Cecatto.
Eles aproveitaram a ocasião para fazer o lançamento na região do Plano de Contas Unificado, que será implantado oficialmente pelo tribunal a partir do próximo ano. “O novo sistema vai padronizar todos os registros para prestação de contas. Isso vai facilitar o trabalho dos agentes públicos e o da fiscalização”, garante o presidente Henrique Naigeboren.