As possibilidades de intercâmbio de experiências, principalmente na área de transporte e de meio ambiente, foram assuntos da reunião entre o prefeito Beto Richa e o prefeito de Barcelona, Joan Clos i Matéu, na manhã de ontem. O encontro foi na Prefeitura de Barcelona, uma das mais importantes cidades da Espanha e da Europa. A disposição dos prefeitos e dos técnicos das duas cidades é a de que o intercâmbio seja frutífero, com efetivas trocas de experiências.
?Embora de características diferentes, Curitiba e Barcelona têm muito a oferecer e a receber uma da outra?, comentou Beto Richa. O prefeito de Barcelona aceitou prontamente o convite feito por Richa para visitar Curitiba, até mesmo antes das Conferências da ONU, que serão realizadas aqui em março do ano que vem.
?Tenho referências muito positivas de sua cidade, em especial sobre o meio ambiente e o sistema de transporte?, afirmou Joan Clos i Matéu, renomado defensor do papel das cidades como ponto de partida para solução de grandes problemas das nações.
Em contrapartida, disse Beto Richa, Curitiba tem interesse especial nos projetos de Barcelona na área de habitação e de elaboração do orçamento municipal. ?Também queremos conhecer aspectos do transporte de Barcelona?, disse Richa.
Os dois prefeitos participaram, no começo da semana, da Conferência de Eurocidades, realizada em Lyon, na França. No encontro de Barcelona, eles conversaram sobre os debates realizados em Lyon e sobre o papel determinante que as cidades têm a desempenhar para o equilíbrio do planeta. ?É nos centros urbanos que se consolida a convivência das pessoas e a democracia?, disse Clos. Beto Richa falou sobre a responsabilidade dos gestores locais na área ambiental como caminho para prevenir catástrofes naturais, provocadas por desequilíbrios no meio ambiente. ?As cidades têm papel importante na prevenção destes acontecimentos?, afirmou.
Participaram do encontro com Joan Clos o presidente da Urbs, Paulo Schmidt; o chefe de gabinete da Prefeitura, Ezequias Moreira; o diretor executivo da Unilivre, Hélio Amaral, e os vereadores Ticko Kusma e Celso Torquato.
Após o encontro com o prefeito Joan Clos, a delegação de Curitiba esteve na Metropolis, associação criada em 1985 e que reúne 90 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, de diversas partes do mundo. É reconhecida como entidade de primeira ordem pela ONU. O secretário geral da Metropolis, Josep Roig, recebeu Beto Richa e no encontro convidou formalmente Curitiba a integrar a associação. ?Isso facilitará o intercâmbio de informações e conhecimentos?, disse Roig.