Noventa e cinco mil eleitores de Curitiba já votarão pelo sistema biométrico nas eleições gerais do ano que vem. A cidade será a primeira capital brasileira a testar o sistema, que deverá ser utilizado por todos os eleitores brasileiros em oito anos.
O prefeito da capital, Beto Richa (PSDB) e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Jesus Sarrão, anunciaram ontem o cadastramento dos eleitores da 176ª Zona Eleitoral, que envolve os bairros do Prado Velho, Parolin e Guairá, para participar da votação por meio da impressão digital.
“Curitiba será a primeira capital brasileira a usar este sistema, já nas próximas eleições, em 2010. Por isso pedimos apoio à Prefeitura, para divulgação nas escolas e também para ceder servidores para colaborar no processo de cadastramento”, disse o desembargador.
O sistema biométrico de identificação do eleitor, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em testes de desempenho há mais de um ano e já foi usado em eleições em pequenas cidades.
No Paraná, o município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, usará o sistema para 100% de seus eleitores. O prazo de cadastro deve ser aberto no final de novembro e terminar em 5 de maio.