O Comitê Executivo da Federação dos Partidos Verdes das Américas realizará sua reunião anual em Curitiba amanhã e sábado. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira, às 18h, no Braz Hotel. Estarão presentes, além do presidente nacional do PV, que é candidato a prefeito de São Paulo, José Luiz Penna, representantes do Partido Verde da França, Suécia, México, Estados Unidos, Peru e Colômbia.
O principal tema da reunião será a análise das propostas para ingresso na Federação dos Partidos Verdes da Bolívia, Argentina, Honduras e Haiti. Outro tema que certamente será debatido será a divisão no Partido Verde dos EUA. São membros da Federação os Partidos Verdes do Canadá, dos EUA, do México, da Nicarágua, da República Dominicana, da Colômbia, do Brasil, do Peru, do Chile e do Uruguai.
O Partido Verde dos Estados Unidos é o terceiro maior partido norte-americano, mas nessas eleições presidenciais está dividido. Nas duas últimas eleições presidenciais, apoiou o independente Ralph Nader, que mesmo não sendo filiado ao PV usou a estrutura do partido nas eleições. Na última eleição, que colocou George W. Bush na Casa Branca, Ralph Nader obteve 3,7% dos votos e foi até acusado de ser o responsável pela derrota de Al Gore.
Parte do PV americano decidiu que apoiaria novamente Nader, desde que ele se filiasse ao partido. Outra facção minoritária aceitaria apoiá-lo de qualquer forma. Na convenção em Milwaukee venceu aqueles que queriam a candidatura própria. O candidato escolhido foi David Cobb, que está em campanha e que, certamente, dividirá os votos dos Verdes americanos com Ralph Nader, que mantém sua candidatura independente.