Ao Ao lançar o programa Brasil Carinhoso na segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a liberação de recursos para construção de novas creches em 65 municípios. Apesar da expectativa que fosse contemplada, Curitiba ficou de fora da lista, que prevê a construção de 1.500 unidades. A prefeitura contava com os recursos do governo federal para a ampliação da rede com 22 novas creches.
A boa notícia é que 12 municípios da região metropolitana estão na lista. Somente nessas cidades, 21 creches serão construídas com os recursos do governo federal. Segundo o deputado federal André Vargas (PT), o motivo de Curitiba ter ficado de fora seria a existência de algumas “pendências técnicas”. No entanto, a prefeitura tem outra versão.
Vagas
A prefeitura ainda tem expectativa de ser contemplada na próxima lista, que será divulgada no final do ano. Atualmente, Curitiba tem cerca de 43 mil vagas em creches, o que corresponde a 40% da população total de 85 mil crianças na faixa etária de abrangência. Com as obras em andamento e as 22 unidades programadas, a rede ganharia mais de 8 mil vagas. O objetivo da prefeitura é atender 50% da população até 2014..