Cúpula nacional do PSDB reunida em Foz do Iguaçu

Toda a cúpula nacional do PSDB estará hoje em Foz do Iguaçu para o Seminário Agricultura e Agronegócio no Brasil. Programação oficial do Diretório Nacional do partido, o evento também será mais uma oportunidade para o partido popularizar seus candidatos nas eleições do ano que vem.

Confirmaram presença no encontro os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, pré-candidatos tucanos à Presidência da República, além do senador Alvaro Dias e do prefeito de Curitiba, Beto Richa, nomes cotados para serem os candidatos do partido ao governo do estado.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o presidente estadual, Valdir Rossoni, senadores e deputados federais do partido, além dos presidentes nacionais do PPS, Roberto Freire, e DEM, Rodrigo Maia também estarão em Foz do Iguaçu.

“O objetivo é debater temas importantes, fazendo um seminário técnico, aliado a um bom encontro político”, disse o deputado federal Alfredo Kaefer, um dos líderes do PSDB na região oeste do estado.

O presidente nacional do partido explicou que o PSDB pretende fazer reuniões como a de hoje em todas as regiões do País com temas diferentes que possam contribuir para as proposições do partido no ano que vem, “e também mobilizar toda a nossa militância”.

Em maio, o partido realizou encontro semelhante em João Pessoa, Paraíba, onde foram debatidos os programas sociais. “O tema do agronegócio é bastante relacionado com o Paraná, que tem grande parte de sua economia baseada na sua produção agrícola e na agroindústria. Por isso foi o assunto escolhido para ser debatido aqui”, contou.

Apesar de ser uma reunião nacional, os tucanos paranaenses também vão aproveitar o evento para fortalecer a possibilidade de candidatura própria do partido.

“Queremos reunir todas as lideranças estaduais neste encontro, onde vamos discutir os problemas e propor programas em favor do Paraná e do Brasil. É preciso plantar uma semente agora para colher no futuro”, disse Rossoni. Praticamente toda a bancada estadual e federal do partido, além de diversos prefeitos, estará em Foz do Iguaçu.

O presidente estadual do PSDB disse que a presença de Beto Richa como o único prefeito entre os governadores, senadores e deputados palestrantes não está relacionada à pré-candidatura ao governo. “Ele estará lá pelo prestígio que tem, que conquistou na prefeitura e, principalmente, nas últimas eleições”, afirmou Rossoni.

Rossoni assegurou que, apesar da presença de todos os pré-candidatos do partido, o evento será de trabalho e não de campanha. “Sim, o evento é pensando em 2010, mas as construções das candidaturas (tanto para o governo como para a presidência) têm de ser feitas independentemente por cada um dos interessados. Que cada um faça seu caminho para, no ano que vem, vermos quem tem as melhores condições e indicá-lo”, disse, colocando na mesma condição seus candidatos e os dos partidos que fazem parte da aliança.

“Temos uma grande aliança e queremos chegar lá na frente com todos os partidos em concordância. Que o nome do nosso candidato surja naturalmente, das ruas”, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna