Em campanha ontem no Rio, o candidato à Presidência pelo PDT, Cristovam Buarque, intensificou suas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao indicar que o rival petista está pressionando redes de televisão para cancelar debates de presidenciáveis. ?Televisões já estão cancelando debates por pressão do presidente. Isso é muito grave?, acusou Buarque, na manhã de ontem, durante caminhada pela orla de Copacabana, zona sul do Rio, com cerca de 1 mil militantes do PDT.
No início da tarde, quando distribuiu panfletos pela Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, o candidato do PDT revelou quais eram as redes de TV que estariam cancelando debates por causa de Lula. ?A Record já cancelou. Hoje me falaram que o SBT também cancelou. Por qual razão seria? A ausência do presidente cancela debate, isso é muito grave?, afirmou Buarque.
O candidato do PDT lembrou que ainda falta o debate da TV Globo, marcado para o dia 28. Ele espera que o programa não seja cancelado pela ausência de Lula, já que acredita que o presidente não comparecerá a nenhum embate público. ?O presidente diz que não vai. Isso é uma pressão diante da força dele?, disse Buarque.
O ex-governador do Distrito Federal ressaltou que Lula está cantando vitória antes do tempo. E acrescentou que a reeleição de Lula no primeiro turno é uma ameaça à democracia. ?Ele já se sente quase presidente. Isso significa quase ditador? afirmou Buarque. Quando questionado se tinha planos de apoiar algum candidato num eventual segundo turno, disse que ?ainda é cedo? para falar nisso.