Criada comissão para acabar com reeleição na Mesa da AL

A Comissão Especial que irá analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que acaba com a reeleição em cargos da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, foi instalada ontem à tarde.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) foi indicado presidente da Comissão, que terá como relator o deputado Ademar Traiano (PSDB). Apresentada pela bancada do PT, a PEC proíbe a reeleição para todos os nove cargos da Mesa Diretora. A Comissão é formada também por um dos autores da PEC, Tadeu Veneri (PT), e os deputados Duílio Genari (PP) e Plauto Miró Guimarães (DEM).

Após a publicação no Diário Oficial do ato de instalação da Comissão, começa a vigorar o prazo para a apresentação de emendas ao texto que deve ser votado em duas discussões, em plenário.

A proposta de suprimir a reeleição ganhou força depois da publicação das denúncias de irregularidades na Assembleia Legislativa. A PEC teve vinte e oito assinaturas de apoio, dez a mais do que as dezoito necessárias. A reeleição para os cargos da Mesa já foi extinta anteriormente, mas recolocada na Constituição do Estado em 2003.

Fábio Alexandre
Veneri: “Temos que arejar”.

A PEC modifica o artigo 61 da Constituição Estadual, e além de acabar com a reeleição, também estabelece a representação proporcional dos partidos na Mesa Executiva. Por esse método, a maior bancada em plenário indicaria o presidente da Mesa.

A segunda maior bancada elegeria o 1º. Secretário e assim por diante. A proposta também prevê a eleição individual de cada membro da Mesa, que não seria mais votada por chapa.

“A forma atual de eleição da Mesa Executiva não é a melhor porque permite manter um mesmo grupo quase que indefinidamente no comando da Casa. Temos que arejar um pouco o processo e possibilitar a alternância de poder”, afirmou o deputado Tadeu Veneri, que vê com ressalvas as manifestações favoráveis à mudança no texto para permitir o direito à uma reeleição. “Não podemos eternizar o que estamos pretendendo combater”, afirmou.

Ciciro Back
Romanelli: “Várias sugestões”.

Mudanças

Já Romanelli, presidente da Comissão, disse que é possível que haja mudanças no texto da bancada do PT, já que uma ala do plenário defende que a medida seja flexibilizada, ou seja, que não vete terminantemente a possibilidade de reeleição.

De acordo com o peemedebista, seria possível reproduzir a mesma regra da Câmara dos Deputados, onde a reeleição é permitida, desde que em legislaturas diferentes. Romanelli acha que a proposta deve ser analisada com cautela.

“Temos que discutir bem antes de aprovar uma nova regra. Há várias outras sugestões sendo discutidas pelos deputados”, afirmou. A próxima eleição será em fevereiro de 2011, quando os deputados eleitos em 2010 irão assumir seus mandatos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna