Um balanço feito pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral do governo do Estado mostra que a população tem participado não só através de denúncias e reclamações, mas também sugerindo ações e elogiando a atuação do Executivo. Em março chegaram à secretaria idéias sobre como melhorar a situação das estradas do Paraná, como aprimorar a aplicação da lei que garante a venda de alimentos mais saudáveis nas cantinas de escolas, sugestões para a diminuir o preço das tarifas de pedágio e elogios à operação integrada de segurança realizada na Vila das Torres, em Curitiba.
No mês passado, o número de sugestões e elogios recebidos pela Ouvidoria aumentou. Dos 543 procedimentos instaurados casos encaminhados aos órgãos competentes, para que cada registro fosse analisado 5,6% foram opiniões e palavras de reconhecimento à atuação do governo, índice 40% superior ao registrado em fevereiro, de 4% dos 545 procedimentos. Em relação aos outros procedimentos instaurados em março, 37% foram reclamações, 35,8% solicitações de informações e 21,6%, denúncias.
Participação
Na avaliação do secretário Luiz Carlos Delazari, o crescimento no número de sugestões vai ao encontro do desejo do governo do Estado, que convida os cidadãos a participarem da administração pública. Esse foi o tema da primeira fase da campanha de divulgação da Ouvidoria, realizada no início de janeiro deste ano. Devido à divulgação, a população está tomando conhecimento do papel do órgão. "Com estas informações, as pessoas estão sabendo que elas têm um meio de participar do governo", afirma Delazari.
Se em março a participação das pessoas foi mais intensa, foi também quando se registrou o maior número de atendimentos do primeiro trimestre: 1.261. Em janeiro, foram 733 e em fevereiro, 754.
Grande parte das dúvidas foi esclarecida no momento do atendimento. Outros casos foram encaminhados para os órgãos competentes, resultando em procedimentos instaurados. Ao todo, 543 atendimentos geraram este tipo de procedimento. Este foi o segundo melhor resultado registrado pela Ouvidoria desde 2003. O primeiro foi em fevereiro último, quando foram contabilizados 545 casos.
Os dados mais recentes sobre os resultados dos encaminhamentos realizados pela Ouvidoria mostram que 61,8% deles estão em andamento. Alguns casos foram levados para os órgãos competentes apenas para conhecimento (5%). São registros que não exigem prosseguimento (levantamento de dados, averiguação e resposta ao cidadão). Outros foram considerados improcedentes, pois não eram de competência da Ouvidoria como os relacionados aos governos federal (1,2%) ou municipal (3,2%).
