Cresce movimento para afastar Derosso do comando da Câmara de Curitiba

Enquanto aguardam a abertura da CPI para investigar as supostas irregularidades cometidas pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, os partidos de oposição preparam um requerimento pedindo que Derosso deixe a presidência da Casa, pelo menos, durante o período da investigação. O requerimento, que deve ser votado na sessão de terça-feira, foi discutido em reunião dos vereadores com integrantes do movimento #foraderosso, na manhã desta segunda-feira.

“Queremos que, durante a CPI, ele se afaste, para que os movimentos dele como presidente da Casa não contaminem as investigações”, disse o integrante do PT na CPI, vereador Pedro Paulo. “Só assim garantiremos uma investigação profunda”, completou. O advogado e ex-vereador pelo PT André Passos está orientando o grupo juridicamente. “Só vamos apresentar quando tiver toda o embasamento jurídico. Não vamos bater esse pênalti na trave”, disse o líder da oposição, Algaci Túlio.

A oposição também cobrou da mesa agilidade na implantação da CPI. Com requerimento aprovado a mais de 15 dias, a CPI ainda não iniciou seus trabalhos por não ter seus membros definidos. “O PSDB do Derosso, que tem o direito de indicar três membros para a CPI, ainda não fez. Tem, ainda, a pendência dos partidos com menos de três vereadores, sobre quem vai ter direito à vaga”, disse Pedro Paulo. O líder do prefeito na Câmara, João do Suco (PSDB) disse que os nomes do partido deverão ser definidos numa reunião da bancada na noite desta segunda-feira.

Segundo o vice-presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM), até agora, seis partidos (PT, DEM, PDT, PMDB, PPS e PSL) já indicaram representantes para a CPI, sendo que os três últimos sequer têm seu direito assegurado de participação. “Eu já me indiquei. Agora, a Mesa que decida”, disse Algaci Tulio.

Pela quarta vez em cinco semanas, Derosso apareceu no plenário da Casa. Sentou na cadeira da presidência por alguns minutos e, em seguida, reuniu-se a portas fechadas, com os vereadores da oposição. No momento, eles seguem reunidos. 

Leia mais

Comissão de Licitação confirma ordem de Derosso para contratação de empresas

Oposição apela para Derosso deixar a presidência da Câmara

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna