Foto: João de Noronha |
Marina Silva: ministra recebe sugestões para o Ibama. continua após a publicidade |
A disputa pelos cargos federais nos estados está se intensificando. Além da Delegacia Regional do Trabalho, que está sendo reivindicada pelo PDT, outras posições também estão sendo cobiçadas pelos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraná. É o caso da superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).
Um abaixo-assinado encaminhado à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sugere a indicação do advogado Vitório Sorotiuk. O manifesto é assinado por representantes de entidades ligadas ao meio ambiente. Sorotiuk é filiado ao PT, mas setores do partido defendem também a indicação do atual vice-presidente do diretório estadual, Zeno Minuzzo, e da ex-deputada federal Selma Schons.
Atualmente, a superintendência está com a funcionária de carreira Andréa Vulcanis. Ela assumiu a função quando o petista Marino Gonçalves deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, na eleição do ano passado.
Outros cargos almejados pelo PT e aliados no Estado são a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e o Incra. Reni Denarte ocupa a Secretaria de Agricultura Familiar, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e no Incra, a superintendência é exercida por Celso Lisboa de Lacerda. Os dois foram indicados pelo PT.
Segundo o presidente estadual do partido, André Vargas, o PT apóia a manutenção de Lacerda e Denarte nos cargos. ?Não podemos trocar todas os titulares dos cargos. Afinal, este mandato é uma continuidade do outro e nós vencemos as eleições?, afirmou o presidente do PT.
Vargas também afirmou que o partido defende a permanência do atual Delegado Regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, indicado no primeiro mandato pelo PTB. Mas deputados e prefeitos do PDT acham que o órgão está na jurisdição do novo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e mesmo sem o aval do senador Osmar Dias, presidente estadual do PDT, pretendem se reunir esta semana com Lupi para postular a troca de Serathiuk por um pedetista. ?O senador abriu mão dessa indicação, mas o partido mantém a intenção de fazer a indicação?, afirmou o vice-presidente estadual do PDT, deputado Augustinho Zucchi.