CPMF é justa e fiscaliza sonegação, diz Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (6) a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ele um imposto "justo e fiscalizador".

"É um imposto que fiscaliza, é possivelmente um imposto que mais dá visibilidade a qualquer percepção de sonegação neste país. Então acho que se as pessoas querem extinguir, então as pessoas proponham outro no lugar", disse Lula em entrevista coletiva concedida a emissoras de rádio.

Lula voltou a afirmar que o Brasil não pode ficar sem a arrecadação da CPMF, cuja previsão para o ano que vem é de R$ 40 bilhões. "Se amanhã o Congresso Nacional extinguir a CPMF, vai significar o quê? Que nós vamos cortar R$ 40 bilhões em outras coisas para poder cumprir com o nosso compromisso".

Lula disse ainda que o país está arrecadando mais, sem precisar elevar a carga tributária. "Há uma razão para o Estado brasileiro estar arrecadando mais sem aumentar impostos: apenas aumentando a eficiência", afirmou. O presidente ressaltou que, durante seu mandato, houve duas reduções de alíquota de Imposto de Renda. "O que não teve nos outros governos", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo