CPI do Porto frustrante no final

Sem acareação entre os empreiteiros Ricardo Sudhaia, diretor da empresa Bandeirantes de dragagem, e Maurício Xavier, CG Construções, a CPI do Porto de Paranaguá na Assembléia Legislativa encerrou segunda-feira os seus trabalhos, com a aprovação do relatório de mais de mil páginas do deputado Alexandre Curi (PMDB). O documento teve dois votos contrários, o do presidente da comissão, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o do deputado Plauto Guimarães (PFL), por discordarem de alguns pontos.

Plauto queria pôr Sudhaia e Xavier frente a frente para que explicassem se houve ou não o uso de tráfico de influência por parte do segundo para desembaraçar o contrato da Bandeirantes, suspenso em função de denúncias de superfaturamento. O autor da acusação foi Sudhaia, num depoimento anterior à comissão. Convocados para a última segunda-feira, os dois compareceram, mas novamente deram depoimentos em separado. A maioria dos membros da comissão considerou satisfatórias as informações prestadas e dispensou a acareação proposta pelo deputado Plauto Guimarães. O deputado Valdir Leite, autor do requerimento que criou a CPI, não compareceu. Justificou-se afirmando que tinha tido problemas com seu carro no percurso de Paranaguá a Curitiba.

Destino

Agora o relatório vai à apreciação do plenário e depois será encaminhado ao Ministério Público. Segundo o relator, deputado Alexandre Curi, o relatório denuncia sete pessoas, entre empresários e funcionários do porto; sugere que a indicação do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – Appa – passe pelo referendo da Assembléia, como ocorre com o procurador-geral do Estado; pede uma solução para as questões trabalhistas que sangram o orçamento da instituição e aponta as áreas com problemas, bem como o que já foi feito com o intuito de melhorar o desempenho do porto: "Agora cabe ao Ministério Público, diante dos depoimentos que recolhemos, decidir o que merece o aprofundamento das investigações. O nosso relatório, na verdade, é muito semelhante ao da ANTAQ (Agência Nacional de Transporte Acquaviário)".

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