A um ano e duas semanas das eleições estaduais e nacional, a pré-campanha para a disputa já começou no Paraná. Apesar de o quadro das alianças parecer embaralhado, as pré-candidaturas estão postas e os protagonistas estão percorrendo o Estado aos finais de semana, cada um para o seu lado.

continua após a publicidade

O mote deste final de semana serão as filiações dos candidatos proporcionais às eleições de 2010. No próximo dia 3, encerra o prazo para que os candidatos estejam filiados aos partidos pelos quais irão disputar a eleição e as direções partidárias correm em busca dos nomes para completar as chapas à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Por causa da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando que os mandatos pertencem aos partidos, o troca-troca de siglas passou longe dos parlamentos e se concentra entre os sem mandato.

Os alvos dos partidos são ex-prefeitos, ex-vereadores e aqueles que pretendem começar uma carreira política. São essas lideranças locais os principais convidados da reunião de filiações que o PSDB realiza hoje, em Pato Branco, onde a direção espera consumar pelo menos duzentas adesões. E lá estará o prefeito de Curitiba e pré-candidato ao governo, Beto Richa, em mais uma aparição no interior do Estado, que já é rotina nos finais de semana.

Agência Senado
Osmar: debate no sudoeste.
continua após a publicidade

O roteiro de Beto no Sudoeste era para abranger outras cidades, como queria o presidente estadual do partido, Valdir Rossoni. Mas alguns compromissos do prefeito, em Curitiba, fizeram com que Rossoni abreviasse a viagem de Beto.

Na mesma direção, estará o senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT ao governo. Em mais um encontro da série “Projeto Paraná”, Osmar estará neste sábado, 26, em Guarapuava.

continua após a publicidade

Será o sexto encontro do senador, desde o início do ano, quando o pedetista começou a debater, publicamente, seu projeto de governo com o partido e a população.

Pé na estrada

Arquivo
Beto: aparições no interior.

O vice-governador Orlando Pessuti, pré-candidato do PMDB ao governo, excepcionalmente, não ficará todo o final de semana no interior. Por causa da agenda de vice-governador em Curitiba e Região Metropolitana, Pessuti vai apenas a Foz do Iguaçu, onde participa de uma convenção da Igreja Assembleia de Deus.

Para Pessuti, esse é um final de semana atípico, já que como vice-governador já foi a cada um dos 399 municípios do Estado pelo menos duas vezes neste segundo mandato.

Mas na próxima semana, o vice-governador começa o que ele chama de um “giro rápido” pelo interior, para se reunir com os peemedebistas que estão se preparando para realizar as convenções municipais no final de outubro. Quanto a novas filiações de candidatos a deputado federal e a deputado estadual, Pessuti acha que a situação está bem administrada.

Na condição de partido que está no comando do governo, o PMDB recebeu adesões sistemáticas durante os últimos quatro anos. E agora, está sofrendo o efeito contrário, com a evasão de filiados que buscam em outros partidos chapas menos competitivas para concorrer.