O governador Roberto Requião confirmou, na tarde desta sexta-feira (4), a troca de comando da Polícia Militar do Paraná. O coronel Nemésio Xavier França Filho deixa o cargo e quem assume é o coronel Anselmo José de Oliveira, que deixa a chefia da Casa Militar. O coronel Xavier deixa o cargo a pedido próprio após dois anos no comando. A Casa Militar será chefiada pelo tenente-coronel Washington Alves da Rosa, que era sub-chefe da Casa.
Antes de assumir a Casa Militar, o coronel Anselmo já foi comandante da Escola de Oficias e também comandante do Colégio da Polícia Militar. ?Ele tem bastante experiência em cargos de comando e está altamente qualificado para assumir agora a Polícia Militar do Paraná?, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.
Aos policiais militares, coronel Anselmo salientou que vai lutar pela valorização profissional e também cobrar resultados. ?Quero ressaltar a motivação com que estou indo para o comando e quero o envolvimento total da corporação nas missões que são próprias da Polícia Militar. Terei como objetivo a busca constante pela valorização dos policiais que cumprem com seu dever e a dureza com aqueles que eventualmente deixam de cumprir com este dever?, destacou.
O coronel disse ainda que possui vários projetos a serem aplicados, mas que serão divulgados com mais detalhes. ?São projetos que potencializam fundamentalmente a presença da polícia nas cidades e melhoram a qualidade do atendimento da população?, adiantou.
Já o coronel Xavier disse que sai do comando com a sensação de dever cumprido. Ele ressaltou algumas atividades desenvolvidas, como a valorização do policial no aspecto da saúde, com a criação do fundo de atendimento à família do policial militar e a reforma do Hospital da Polícia Militar. Xavier lembrou também da construção do novo Colégio da PM e de cursos promovidos para a capacitação e aperfeiçoamento dos policiais.